top of page
Foto do escritornepe²

IV Reunião Sul Brasileira sobre Agricultura Sustentável

Atualizado: 25 de set. de 2020




A Universidade de Caxias do Sul volta a sediar a já tradicional Reunião Sul Brasileira sobre Agricultura Sustentável e o Encontro Caxiense para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica e Sustentável.

Já consolidado e reconhecido na região Sul, o Encontro Caxiense para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica e Sustentável trouxe, nas edições anteriores, importantes nomes para debater os temas ambientais. Queremos repetir o sucesso das edições anteriores, voltando o foco para temas que interessam à comunidade acadêmica e à população em geral e que podem servir de alerta sobre os prejuízos que, de forma silenciosa, estão sendo impostos às pessoas e ao meio ambiente, pelo consumo de produtos carregados de agroquímicos.

Com objetivo de discutir e refletir a respeito de modelos alternativos existentes no manejo do solo e no controle de doenças e pragas, além da ética e sustentabilidade social e ambiental. Propor atitudes a serem adotadas e novas ações a serem implementadas para a garantia de um ambiente equilibrado onde se produzam alimentos de melhor qualidade.


Confira a seguir alguns dos trabalhos apresentados pelos discentes do Grupo de Pesquisa NEPE² e as respectivas autorias:

  • Adubos bovino e ovino em videiras ‘Merlot’ sobre dois porta-enxertos na região de Dom Pedrito – RS

Fertilizer beef cattle and sheep in vines 'Merlot' on two rootstocks in “Dom Pedrito” region – RS

Andressa Silveira Meinerz¹, Elizeu Nogueira Fernandes¹ , Jansen Moreira Silveira¹ , Nádia Cristiane Alves Vianna¹ , Juan Saavedra del Aguila¹. (1) Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Dom Pedrito, Rio Grande do Sul (RS);

e-mail: juanaguila@unipampa.edu.br


RESUMO

O adubo orgânico é constituído de resíduos de origem animal e vegetal que se decompõem, virando húmus, que melhora à estrutura do solo, aumenta a capacidade de retenção de água, ameniza a variação da temperatura do solo, sendo a matéria orgânica em decomposição fonte de nutriente. Objetivou-se avaliar a influência da adubação orgânica, utilizando estercos de origem bovina e ovina no crescimento e no teor de clorofila total de videiras ‘Merlot’ enxertadas sobre ‘SO4’ ou ‘161.49’. O experimento foi realizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Enologia (NEPE²) no vinhedo experimental da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito, implantado no segundo semestre de 2014, com a variedade Merlot clone CR18. Foram realizados os seguintes tratamentos: T1: ‘Merlot’ clone CR18 + porta-enxerto ‘SO4’; T2: ‘Merlot’ clone CR18 + porta-enxerto ‘SO4’ + 1Kg de esterco bovino; T3: ‘Merlot’ clone CR18 + portaenxerto ‘SO4’ + 1Kg de esterco ovino; T4: ‘Merlot’ clone CR18 + porta-enxerto ‘SO4’ + ½Kg de esterco bovino e ½ Kg de esterco ovino; T5: ‘Merlot’ clone CR18 + porta-enxerto ‘161.49’; T6: ‘Merlot’ clone CR18 + porta-enxerto ‘161.49’ + 1Kg de adubo de origem bovino; T7: ‘Merlot’ clone CR18 + porta-enxerto ‘161.49’ + 1Kg de esterco ovino; T8: ‘Merlot’ clone CR18 + porta-enxerto ‘161.49’+ ½Kg de esterco bovino e ½ Kg de esterco ovino. Em total foram 8 tratamentos em esquema fatorial (2x4) (porta-enxerto x estercos). Foram realizadas 4 aplicações de estercos já curtidos ao redor das videiras (setembro e outubro de 2015, janeiro e fevereiro de 2016). Avaliou-se a altura da planta (cm) e clorofila total (Falker clorofiLOG®). Realizou-se a análise de variância (ANOVA) e quando necessário o teste de comparação de médias de Tukey ao 5% de probabilidade. A altura das videiras ‘Merlot’ com o porta-enxerto ‘SO4’ (T1, T2, T3 e T4), de modo geral, apresentaram maior altura em comparação com as plantas sobre o porta-enxerto ‘161.49’ (T5, T6, T7 e T8), sendo a altura das videiras do T3 significativamente superior à altura das videiras do T6. A clorofila total não diferiu entre os tratamentos. Preliminarmente conclui-se que a utilização de esterco ovino para adubação da cultivar ‘Merlot’ clone CR18 sob os porta-enxertos estudados pode aumentar o crescimento das videiras em seu primeiro ano de plantio.


Palavras-chave: Vitis vinifera L.; Campanha Gaúcha, Adubação Orgânica. Key words: Vitis vinifera L.; Gaucha Campaign; Organic Fertilizer.

Posts recentes

Ver tudo

X SIEPE

IX SIEPE

Opmerkingen


bottom of page