top of page
Foto do escritornepe²

X International Symposium on Grapevine Phisiology and Biotechnology

Atualizado: 25 de set. de 2020


O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Enologia (NEPE²) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) desenvolve diferentes experimentos sobre o cultivo e colheita de uvas. Entre eles estão os que resultaram em trabalhos científicos apresentados no X International Symposium on Grapevine Phisiology and Biotechnology, que ocorreu entre os dias 13 e 18 de junho, 2016 em Verona, na Itália. As pesquisas foram apresentadas pelo docente Professor Dr. Juan Saavedra del Aguila do curso de Bacharelado em Enologia do Campus Dom Pedrito - RS.


Confira a seguir alguns dos trabalhos apresentados pelos discentes do Grupo de Pesquisa NEPE² e as respectivas autorias:


  • Sucos de uva 'Chardonnay' de diferentes tipos de tratamentos com fertilizantes de fósforo

LR Mathias, EN Fernandes, FMO da C. Prado, JFL de C. Cham, W. dos S. Triches, J. Saavedra del Aguila

Resumo


Na videira, a deficiência de fósforo causa redução no desenvolvimento do sistema radicular e retardo de crescimento. Este estudo teve como objetivo definir a melhor opção na fertilização com fósforo de videiras 'Chardonnay' bem como na qualidade do mosto de uva. Os experimentos foram realizados pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Enologia (NEPE 2) / UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito, RS, Brasil, com uvas colhidas na região de “Dom Pedrito” na safra 2014/2015. Os tratamentos foram: T1 - controle (ausência de fósforo); T2 - planta de fósforo do produtor (NPK); T3 - planta de superfosfato triplo e; T4 - planta de fosfato natural. O trabalho foi analisado por espectrometria de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR) e foram avaliados: sólidos solúveis totais, acidez total, teor de potássio, pH e densidade. Os resultados mostram que o tratamento 1 apresentou menos sólidos solúveis totais (19,2 ° Brix), pois os tratamentos contendo fósforo obtiveram melhores resultados (T2 = 19,4 ° Brix, T3 = 19,75 ° Brix e T4 = 19,85 ° Brix). Além disso, a quantidade de potássio encontrada foi maior no tratamento 1 do que nos tratamentos contendo fósforo. De maneira geral, pode-se concluir que a fertilização com ácido fosfórico reduz a possibilidade de perda no processo de estabilização tartárica por apresentar menor quantidade de potássio.

Palavras-chave: Vitis vinifera L., vinho espumante, macronutriente, viticultura


  • Etileno, ácido salicílico e 1-MCP afetam a qualidade do mosto da videira 'Cabernet Sauvignon'

A.P. Dachi, B.L. Hamm, J.F.L. de C. Cham, F.C. de Almeida, L.S. Heiffig-del Aguila, J. Saavedra del Aguila


Resumo


Este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da aplicação pós-colheita de etileno exógeno e dois inibidores de etileno na qualidade do mosto e do vinho da uva 'Cabernet Sauvignon'. As frutas foram colhidas na região de Dom Pedrito, RS, Brasil, na safra 2014/2015 e divididas em caixas de papelão de 12 kg. Os seguintes quatro tratamentos foram então aplicados por 18 h a 18 ° C: 1) controle; 2) 1000 ppb de 1-metilciclopropeno (1-MCP); 3) 100 uM de ácido salicílico (SA); e 4) 1000 ppm de etileno (C 2 H 4), com três caixas (repetições) por tratamento. No mosto, o teor de sólidos solúveis (SSC), a densidade, o pH, a acidez total (TA) e a concentração de potássio (K) foram avaliados por espectrometria de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), enquanto no vinho, o teor de álcool e o índice de cor foram determinados por espectrofotometria. No mosto, o etileno aumentou significativamente a SSC em relação aos demais tratamentos, enquanto o 1-MCP resultou em maiores níveis de pH em relação ao controle e SA. Por outro lado, SA resultou em maior TA do que o controle e 1-MCP. Em comparação com o controle, os outros três tratamentos aumentaram a concentração de K. Não houve efeitos do tratamento na densidade do mosto. No vinho, não houve diferenças de tratamento para o teor de álcool ou índice de cor.

Palavras-chave: Vitis vinifera L., fisiologia da baga, reguladores de crescimento vegetal, viticultura

Posts recentes

Ver tudo

X SIEPE

IX SIEPE

Comments


bottom of page